domingo, 29 de abril de 2012

Portugal é lar favorito das cegonhas



Portugal é lar favorito das cegonhas
Os portugueses dizem as aves são bem-vindas, por isso sempre voltam para montar o ninho e cuidar dos filhotes.

Na Europa, as cegonhas fazem parte do dia-a-dia das pessoas. Ninguém nunca conseguiu ver nenhuma carregando um bebê pelo bico, mas nem por isso as cegonhas deixam de ser amadas e protegidas.

Abril é o mês da cegonha. Isso porque, além de entregar os bebês dos outros, ela choca os ovos e espera a chegada dos próprios filhinhos. Ou melhor, é o mês em que a cegonha espera a visita da cegonha.

A, mas um dia o dono da fábrica religou as caldeiras e soltou fumaça só para espantar os bichinhos. O caso foi parar na polícia e as cegonhas ficaram, com o apoio de todos os moradores.

O dono de um bar até empresta binóculos para os clientes que querem acompanhar as cegonhas. Pelo cuidado com que tratam o ninho, o casal foi apelidado de arquiteta e engenheiro.

As cegonhas são ótimas vizinhas porque não fazem muito barulho. No máximo, batem o bico para chamar a atenção. Continua aqui

sábado, 7 de abril de 2012

Avaliar as atividades

O Núcleo quer melhorar a organização das suas atividades, para isso contamos com a colaboração de todos os participantes para preencher o formulário de avaliação das atividades.

Basta alguns minutos, para isso basta clicar aqui:

Contamos com a colaboração de todos, obrigado


A direcção do núcleo.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Workshop de Iniciação ao Birdwatching


A Quercus – núcleo regional da guarda em parceria com a Birds & Nature, com o apoio da autarquia da Guarda, organiza um Workshop de Iniciação ao Birdwatching nos dias 12 e 13 de Maio. Esta formação inclui temas como a iniciação ao Birdwatching, a identificação de grupo...s específicos de aves, a identificação de aves de determinadas áreas geográficas e assuntos como a fotografia ou a ilustração de aves. Esta acção realiza-se na Vila Viçosa, uma freguesia em pleno Parque Natural da Serra da Estrela.

Os workshops compreendem uma parte prática e uma parte teórica; esta última, no entanto, incide essencialmente em aspectos como o trabalho de identificação com fotografias e o treino de audição de cantos e vocalizações.
Cada curso tem geralmente uma duração de dois dias (um dia no caso dos workshops), decorrendo habitualmente durante um fim de semana. A carga horária usual é de 12 horas. O Workshop de Identificação das Aves da Serra da Estrela, de um dia e meio (cerca de 3 horas de parte teórica e cerca de 9 horas de parte prática)

Com o objetivo de obter um elevado nível de aprendizagem e de participação, os cursos e os workshops são limitados a 25 participantes.

PREÇO: 40€

Inclui
- Acompanhamento técnico permanente do(s) formador(es)/guia(s)
- Manual do Workshop
- Checklist das espécies a observar
- Certificado de Participação
- Disponibilização de binóculos, telescópios e guias de campo
- Seguro de acidentes pessoais por cada participante
Inscrições Aqui:
guarda@quercus.pt

Como participar


Para participar nos censos da Cegonha basta, preencher um registo por ninho, aqui:
E ir acompanhando esse ninho até que tenham crias, e fazer depois o registo do sucesso das crias.

Duvidas ou informações que possam ajudar a melhorar o projecto enviem email para censosdacegonha@gmail.com

Obrigado e boas observações