sexta-feira, 18 de abril de 2014

Patrulha Cegonha


A SPEA e o Corpo Nacional de Escutas (CNE) estabeleceram uma parceria para introduzir o tema das aves nas iniciativas desenvolvidas por este movimento. Pretende-se promover o conhecimento sobre as aves selvagens que ocorrem em Portugal e sensibilizar para a necessidade da sua preservação, através de ações de observação na natureza, de trabalhos de pesquisa e de atividades práticas.
Todos os anos a SPEA escolhe a Ave do Ano, uma embaixadora dos esforços de conservação. Este ano, 2014, foi escolhida a Cegonha-branca, uma ave bastante presente na nossa cultura e imaginário português que ao longo dos tempos tem vindo a ser sujeita a diversas ameaças. Nas últimas décadas tem vindo a recuperar a área de distribuição e abundância, sendo muito comum ver os seus ninhos em chaminés ou postes.
O CNE associou-se a esta campanha, lançando em parceria com a SPEA o projeto“Patrulha Cegonha”. Este projeto tem por objetivo divulgar a Ave do Ano 2014 e dinamizar ações sobre o tema cuja concretização permitirá a obtenção da insígnia “Patrulha Cegonha”. Destina-se a todos os exploradores/moços.
Para as patrulhas/tripulações ganharem a insígnia terão que cumprir um conjunto de 4 tarefas. Estas não têm ordem específica, mas têm uma data limite para a sua finalização. As tarefas serão: fazer uma bandeirola, construir uma cegonha de material reutilizado, acompanhada com uma ficha de caracterização da espécie e recolher uma lenda, fábula ou história do imaginário cultural.
Este projeto começa em fevereiro e estende-se até ao fim de maio, com a entrega das insígnias de participação em junho.
Para mais informações ou esclarecimentos sobre o projeto “Patrulha Cegonha”, contacta o Departamento Nacional de Ambiente (ambiente@cne-escutismo.pt).
Participa e descobre o que é ser uma Patrulha Cegonha!
Créditos fotográficos: 1ª - Domingos Leitão; 2ª - Fernando Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário