domingo, 20 de setembro de 2009

Figueira de Castelo Rodrigo - Cegonha Joana

Retirado daqui:

Em Julho de 1991 , no ninho da Igreja Matriz de Figueira, a 30m de altura, uma das pequenas cegonhas viu a sua primeira tentativa de voo frustrada, pois uma queda do ninho para o telhado da igreja não foi fatal, mas teve como consequência uma asa partida.

Durante mais de três semanas, a Joana , nome pelo qual foi baptizada, teve honras de hóspede no Quartel dos Soldados da Paz, que de um modo quase espontâneo conquistou a simpatia de todos, uma vez que se fazia passear pelo espaço circundante do quartel onde as aparas de carne e de peixe, cedidas pelos estabelecimentos comerciais abundavam.

Apesar de todos os cuidados, a cegonha não conseguia recuperar por completo dos ferimentos sofridos na asa e, como tal foi levada para o Parque Natural da Serra da Estrela através do Instituto de Conservação da Natureza, a fim de lhe ser ministrada a assistência necessária.

Logo após o tratamento, regressou a Figueira, e foi acolhida de bom grado entre os Bombeiros, os quais se comprometeram a tratá-la de forma condigna, ao ponto de lhe terem construído um poiso , ou seja, um ninho feito à medida no interior do quartel com uma portinhola para entrar e sair quando lhe apetecesse, fazendo dela uma autêntica Princesa.

Pelo amanhecer, a Joana preparava-se para dar os seus passeios pela Vila sempre sem destino certo, recolhendo ao cair da noite como mandava a rotina.

Não ignorava os cumprimentos dos seus concidadãos, mas também não era “senhora” de grandes confianças, pois toda a gente sabia que gostava de uma palavrinha, mas nada mais do que isso, porque qualquer intimidade podia acabar com uma valente “bicada” da elegante cegonha.

Em Novembro de 2001 , a vida acaba de forma inesperada para a cegonha mais conhecida do Mundo, ao ser atacada por um ou mais cães vadios.

Os Bombeiros Voluntários face ao sucedido e como forma de lhe prestarem uma homenagem no sentido de jamais ser esquecida, tomaram a decisão de a embalsamarem e assim poder ser apreciada por todos quantos mostrarem interesse, na casa que sempre a acolheu, mas temporariamente poderá ser visitada no Posto de Turismo de Figueira de Castelo Rodrigo.

Face a este episódio da Joana , que sensibilizou o coração de todos os Figueirenses, as cegonhas são consideradas o seu Ex-Libris , assim como um pouco por todo o concelho nutrem a simpatia da população que sempre as acarinhou e protegeu.

Texto copiado com a devida vénia da página da CM-FCR

Sem comentários:

Enviar um comentário